top of page

5 inspiradores projetos em madeira

A madeira é um elemento construtivo muito bonito e utilizado largamente na arquitetura, além de ser um material que pode ser renovável (quando proveniente de reservas controladas). Com novas tecnologias, a madeira tem ganhado muita versatilidade, sendo levada aos limites físicos do material e possibilitando a criação de estruturas cada vez mais arrojadas. Selecionamos estes 5 projetos inspiradores em que a madeira é o elemento principal:

1 - Casa Folha - por Mareines+Patalano

O projeto buscou inspiração na arquitetura brasileira indígena, fruto de locais com clima úmido e quente. Sua volumetria se parece com uma enorme folha e o projeto preza a ventilação natural, com espaços abertos no interior da casa e pé direito bastante alto. A estrutura de madeira foi realizada em MLC (madeira laminada colada), o que permitiu as formas diferenciadas da cobertura. A casa esta localizada em Angra dos Reis/RJ.

2 - Sleuk Rith Institute por Zaha Hadid

Por incrível que pareça, o Sleuk Rith Institute possui toda a sua estrutura em madeira. Concebido pelo escritório Zaha Hadid Architects, o instituto e memorial a ser construído na capital do Camboja, Phnom Penh, tem como foco trazer a reflexão e educação, celebrando a vida dos que já foram através da construção de um futuro melhor.

3 - Hay Hay Restaurante e Bar por Vo Trong Nghia Architects

Com estrutura de bambu, o restaurante e bar Hay Hay está localizado dentro do Naman Retreat Resort, no Vietnã. Com design escultura, as colunas cônicas de bambu tornam o salão principal do restaurante um ambiente único.

4 - Centre Pompidou Metz por Shigeru Ban

O centro de exposições Centre Pompidou Metz chama a atenção pela sua cobertura em MLC trançada, criando um padrão geométrico intrigante.

5 - Yellow Treehouse por The Redwoods Treehouse

Esta bela casa na árvore foi construída em 66 dias, com estrutura de madeira que envolve o tronco de uma arvore usada para sustentação da edificação. O local é utilizado como um restaurante e está localizado na Nova Zelândia.


Post selecionado
Arquivo
Nenhum tag.
Tags
bottom of page