top of page

Projeto - Residência sustentável

Neste projeto residencial unifamiliar propomos uma edificação que busca a sustentabilidade. Com uso de vegetação em vários ambientes (inclusive na cobertura), sistema estrutural que permite diversos layouts dos cômodos da casa, uso de painéis solares, sistema de aquecimento de água solar e armazenamento de água da chuva, o projeto visa a produção de energia limpa, diminuição do uso de ar-condicionado e reuso da água. Foram adotadas linhas retas e minimalistas no design final da residência, dando destaque para o paisagismo, totalmente integrado a construção.

.

A cobertura, ao invés de telhas ou laje aparente, converte-se em uma grande área verde, podendo ser usada como horta para produção de alimentos orgânicos para a família. Na fachada lateral oeste, que recebe maior insolação durante o ano todo, é proposto um jardim vertical, minimizando a radiação e agregando mais áreas verdes ao terreno.

Grandes aberturas e uso do vidro permitem iluminação natural durante todo o dia além de ventilação cruzada em quase todos os ambientes.

A água da chuva captada na cobertura é armazenada em um cisterna subterrânea, sendo utilizada para irrigação do jardim e lavagem do quintal.

A utilização de brises e vegetação nas sacadas do piso superior garantem maior privacidade dos usuários e sombreamento durante todo o dia.


Post selecionado
Arquivo
Nenhum tag.
Tags
bottom of page